Método SMART para definir objetivos e alcançar metas

18:45 Hele 0 Comments



1. Estabeleça objetivos realistas, como realista entenda-se que ganhar na loteria não entra no parâmetro. O que eu percebo muitas vezes são pessoas querendo coisas, o que eu percebo em mim é que desejo experiências e eu tinha dificuldade de estabelecer objetivos por conta disso, mas percebi que querer ter experiências somente entra na categoria de experiências, nada mais que isso.

2.Pense na jornada que terá e não apenas no destino final.

3. Pergunte-se:

- Quais são as atividades que me motivam a levantar pela manhã?

- Como e com quem quero colocar minha energia e meu tempo?

4. Lembre-se que estabelecer objetivos é algo leve e tranquilo e podem mudar a qualquer momento, não se cobre tanto.

5. Objetivos são um meio, uma direção, não um fim.


6. Pense em um plano geral e depois pense em planos mais específicos. ex: "ajudar as pessoas" ( plano geral) "buscar voluntariar" ( plano específico) ou "emagrecer" (plano geral) "emagrecer 10 kg " ou "deixar de comer doces "( plano específico).

Outra coisa que aprendi é que pra tudo existe método e eu ADORO métodos e rotinas (minha vênus em virgem é assim) , e o método para estabelecer objetivos e este método se chama SMART.


S de específico ( specific) - pergunte-se quem, como, onde, o que e por que.]
M de mensurável ( measurable) - ex: mude "vou começar a correr" para "vou começar a correr 10 minutos por dia"

A de atingível (attainable) - aqui entra a parte de ser realista.

R de relevante - Seus obejtivos devem fazer sentido para suas necessidades pessoais e profissionais, seus anseios. 

T de time- related, não sei a tradução mas você deve estabelecer um tempo para isso acontecer. ex: Terminar minha graduação em 4 anos.

7 . Estabeleça prioridades.
8.Categorize seus objetivos em áreas da vida. Exemplo:Carreira;finanças;Educação;Família;Hábitos;Forma Física; Entretenimento e Serviços Sociais.
10. Estabeleça objetivos para daqui  3, 6 meses, 1 ano, 2 anos, 5 anos, 10 anos. Mas por favor, não engesse os acontecimentos da sua vida por conta disso.


A verdade é que percebo que quando estabeleço objetivos ganho confiança e sentido na vida, isso me mantém firme em mim mesma, o que faz eu querer escrever checklists aqui. Por isso meu último conselho será:





post signature

You Might Also Like

0 comentários: