Por uma outra educação.por uma outra escola.

23:00 Hele 0 Comments

Não é de hoje que a educação vem sendo repensada, novas propostas de ensino vem sendo estudadas e testadas.Se até Pink Floyd questionou o velho modelo de ensino baseado na autoridade do professor na sala de aula e decoreba, imaginem os estudiosos do assunto.

A verdade é que são muitas as propostas que estão ganhando notoriedade e confiança aos poucos. Mas é claro que com a chegada da internet e do e-learning tudo mudou, hoje só é "burro" quem quer.

Quem não se lembra do Chico Bento levando castigo, ficando no canto da sala com orelha de burro? Ou dos seus pais ou avós contando que levavam palmadas da professora (sim,você leu isso).A verdade é que isso um dia já foi realidade, a boa notícia é que já mudou bastante e a ótima que está mudando cada vez mais.

Infelizmente o sistema do vestibular continua o mesmo, promovendo a competividade capitalista, mas com calma tudo muda e o que importa agora é conhecer  alguns sistemas educacionais que colocam em prática modelos não convencionais de ensino, modelos que desafiam escola de pensamento antiquados pra realidade de hoje, que foca no indivíduo e respeita o ser humano.

Eu pensei duas vezes ao incluir a casa do saber, porque poderia colocar o Kumon e outros e antes eu queria focar na alfabetização,mas decidi colocar também por se aproximar da proposta de Alain de Bottom, aquele autor do livro A Arte de Viajar, sabe?

E sim, pode comemorar, o Brasil já está na lista :). Mas antes você pode ligar no Pink Floyd pra acompanhar o post.






1.VITTRA (SUÉCIA)

Esta escola mistura educação, design, tecnologia e muito charme.






(imagem:http://corujasdigitais.com.br/)

2.POLITEIA (SÃO PAULO)

 Com uma educação democrática esta escola tem como princípio seguir o ritmo, talento e interesse de cada aluno.
















(imagem:escolapoliteia.com.br)


3.GREEN SCHOOL ( ESCOLA VERDE) - (INDAIATUBA-SP) ou (BALI-INDONÉSIA)

A princípio é só mais uma escola bilíngue, não fosse a preocupação ambiental da escola, com aulas de culinária, musicalização, educação ambiental entre outros.
Já a escola da indonésia o ensino conecta aspectos espirituais, racionais, físicos  e emocionais. E por isso o conhecimento é subdividido assim, não em disciplinas. Lá, as crianças relacionam sentimentos aos números e acontecimentos históricos. O objetivo da escola é que os alunos saiam de lá prontos para criar negócios sustentáveis.














(imagem:terristorias.com)

4.A ESCOLA MUNICIPAL DESEMBARGADOR AMORIM LIMA(SÃO PAULO)

No site deles eu li que eles são uma escola para ser asa e não gaiola, parafraseando Rubem Alves. Nesta escola cada aluno tem um educador tutor e ao longo do ano o aluno recebe um roteiro para pesquisa. Para conhecer o projeto vá até a página deles.
















5.KHAN ACADEMY (YOUTUBE)

Essa acho que dispensa longas explicações, o Khan academy está aí, a um clique de você.

6.A ESCOLA DA PONTE (PORTUGAL)

Uma escola que não há classes, aulas expositivas e testes com data marcada.Uma escola em que se aprende com a convivência.


7.CASA DO SABER (BRASIL)

Comemora 10 anos este ano. É uma escola independente, democrática , visando a troca de ideias, focada em cultura mas ensina religião, antropolgia, filosofia, história da arte, etc, além de oferecer cursos, oficinas e palestras. As salas de aula são equipadas com poltronas confortáveis e coloridas, como uma sala de bate papo.












(imagem:oglobo.globo.com)


8.THE SCHOOL OF LIFE ( A ESCOLA DA VIDA) (LONDON)

- Como equilibrar a vida pessoal com a profissional. 
- Como encontrar um trabalho que você ama.
- Como ser auto confiante. 
- Como se comunicar melhor no amor. - - Como ser criativo. 
São esses os cursos (debates) dados nesta escola super inovadora que fica em Londres. Fundada por Alain de Botton, um filósofo da modernidade que defende a autoajuda de qualidade e acredita que mudando o universo pessoal é possível mudar o mundo. 














(imagem:cargocollective.com)

9.ESCOLA (LOGOSOFIA)

Logosofia pode render um post futuramente mas por enquanto falemos da escola com base na logosofia.Neste sistema de ensino o aluno é visto como um ser psicoespiritual afetivo, o aluno aprende a selecionar pensamentos e a sentir. 















(imagem:www.overmundo.com.br)


10.ESCOLA WALDORF(BRASIL)

Desenvolve - também  - a personalidade da criança e seu equilíbrio emocional. Com princípios antroposóficos, aquele que não enxerga o homem como pragmático e materialista. Nesta escola, os professores são também os diretores administrativos.














(imagem:www.lemnisfarmacia.com.br)


11.MINDDRIVE (USA)

Esta escola não substitui o ensino regular mas inspira os alunos a estudar e se orgulha que seus alunos melhoraram o desempenho no ensino regular.Um lugar onde a lição não é inglês ou matemática, um aluno de lá criou um veículo elétrico (projeto LOLA). Os alunos de lá vão mal no ensino regular e a sua metodologia inclui jogos epistêmicos, ou RPG, apresentando soluções para problemas reais.












(imagem:jimsgarage.wordpress.com)


You Might Also Like

0 comentários: