Kakebo - Método Japonês para controle de finanças domésticas

23:13 Hele 1 Comments




E o que é o Kakebo? É um livro em formato de agenda-livro para economia pessoal/doméstica. O  controle é feito semanalmente e mensalmente. Ele permite uma análise profunda dos seus gastos. É para quem não gosta de aplicativos do celular para gerir dinheiro. Apesar de vir escrito na capa método japonês, o kakebo não é um método, é uma ferramenta. Com ele é possível priorizar e categorizar a sua renda. Está  fazendo muito sucesso no Japão. Espero que esta onda pegue por aqui. 








Ele traz várias dicas de finanças também.


Ponto Forte: É uma ferramenta intuitiva, você não precisa entender contabilidade e muito menos gostar da matemática para usar. Prático, pode levar na bolsa. As páginas vem divididas semana a semana, sem data. Então você pode começar agora, não precisa começar em 2016.


Ponto Fracos: Japoneses gostam de firulas, né? Tirando o Kenzo, no geral não gostam muito do visual minimalista, então espere bastante bichinhos nele. O que talvez não agrade a ala masculina. 



Eu comprei o meu na livraria nobel e paguei R$ 30,00, mas já está disponível em todas as livrarias. 






Mas, se depois de tudo que eu disse, você decidir que não quer o Kakebo, pode adquirir os printables, lá nas lojas do etsy.

- Sugiro este, bem completo mas não menos cheio de firulas.
- este, menos firulado, mas carinho. :)


You Might Also Like