Kakebo - Método Japonês para controle de finanças domésticas
Pesquisas afirmam que o brasileiro não sabe lidar com as próprias finanças, mas 75% quer aprender a poupar, o que é um bom sinal, mas também sabemos que estamos em um ano difícil , e que o kakebo chegou para ficar.
E o que é o Kakebo? É um livro em formato de agenda-livro para economia pessoal/doméstica. O controle é feito semanalmente e mensalmente. Ele permite uma análise profunda dos seus gastos. É para quem não gosta de aplicativos do celular para gerir dinheiro. Apesar de vir escrito na capa método japonês, o kakebo não é um método, é uma ferramenta. Com ele é possível priorizar e categorizar a sua renda. Está fazendo muito sucesso no Japão. Espero que esta onda pegue por aqui.
Ele traz várias dicas de finanças também.
Ponto Forte: É uma ferramenta intuitiva, você não precisa entender contabilidade e muito menos gostar da matemática para usar. Prático, pode levar na bolsa. As páginas vem divididas semana a semana, sem data. Então você pode começar agora, não precisa começar em 2016.
Ponto Fracos: Japoneses gostam de firulas, né? Tirando o Kenzo, no geral não gostam muito do visual minimalista, então espere bastante bichinhos nele. O que talvez não agrade a ala masculina.
Eu comprei o meu na livraria nobel e paguei R$ 30,00, mas já está disponível em todas as livrarias.
Mas, se depois de tudo que eu disse, você decidir que não quer o Kakebo, pode adquirir os printables, lá nas lojas do etsy.
- Sugiro este, bem completo mas não menos cheio de firulas.
- este, menos firulado, mas carinho. :)
1 comentários:
Ótima dica
Postar um comentário